You are currently viewing Bota feminina: como escolher o modelo ideal

Bota feminina: como escolher o modelo ideal

  • Post category:Monte o seu Look
  • Reading time:8 mins read

O inverno já bateu na nossa porta! Muitas cidades já estão sentindo as temperaturas caírem a cada dia que passa. E na hora de pensar na produção de um look, a bota feminina é indispensável.

De modo geral, podemos dizer que a bota feminina é um dos sapatos que mais possuem diversificação de modelos, se adequando aos diversos estilos. Sempre em alta, ela é aquele tipo de calçado que toda mulher deve ter no armário.

Hoje em dia, é possível identificar mais de 10 modelos de bota feminina no mercado, seja ela de cano curto ou longo, salto alto ou baixo.

Isso dificulta a escolha do modelo ideal, que deve levar em conta não apenas a roupa que se está usando, mas também o tipo de corpo. 

Quer saber como escolher a bota feminina ideal para você? Então continue nos acompanhando!

Tipos de bota feminina sem salto

Listamos abaixo os principais tipos de bota feminina que você poderá encontrar atualmente. Veja quais são elas!

Coturno

Bota feminina de cano médio, o coturno é inspirado no sapato usado pelos soldados durante as guerras. Entre as suas principais características estão o cadarço e o tecido em couro. 

Ele é ideal para mulheres de personalidade, que adoram mesclar esse sapato mais pesado com looks com peças mais delicadas

Montaria

As botas montaria são uma das preferidas pelas mulheres. Originalmente, elas eram muito requisitadas por praticantes de hipismo, por isso, suas características são cano mais alto e a fivela. 

Esse tipo de bota feminina combina com mulheres de vários estilos e fica ótimo tanto com legging da mesma cor da bota ou com vestidos e shorts jeans com meia calça.

Galocha

As galochas foram criadas para evitar que as pessoas molhassem os pés em dias chuvosos. Porém, elas caíram no gosto popular e se tornaram super estilosas.

Confeccionadas em plástico de várias cores e com alguns detalhes, possuem o cano mais longo e dão um ar mais despojado ao look.

Clique aqui e conheça as opções de botas femininas da Quinta Valentina!

Biker

A bota biker é muito parecida com o modelo montaria, porém possui um cano menor, mais próximo do tornozelo do que do joelho. Esse tipo de bota combina muito bem com peças delicadas para looks mais modernos ou ainda com jeans para ocasiões casuais.

Chelsea

A bota chelsea é inspirada na Era Vitoriana e possui cano curto e elástico na lateral. Apesar de não ser muito popular, deixa qualquer mulher super estilosa.

Também não podemos deixar de falar que elas são confortáveis e vão bem com vestidos, shorts ou saias, dando um ar mais leve à produção.

Country

Inspiradas nos modelos usados pelos cowboys, as botas country têm um cano mediano e possuem alguns detalhes mais marcantes, como o bico fino. 

Se você quer fugir do estilo cowgirl, basta fazer combinações mais despojadas e modernas.

Cano baixo flat

A bota de cano baixo flat é bastante versátil e costuma vir acompanhada de detalhes, como fivelas, tachas e franjas. 

Ela é ótima para dar um ar mais moderno ao look e também pode ser usada no verão, com um short, por exemplo.

Cano alto flat

A bota cano alto flat tem o cano acima do joelho, porém é sem salto. As mulheres mais baixinhas precisam tomar um pouco de cuidado com esse modelo, pois ele pode achatar. 

Ela fica muito bem com calças skinny e legging ou então peças bem curtas.

Tipos de bota feminina com salto

Para as mulheres que não abrem mão de um salto alto, existem as botas femininas com salto

Estilosas e super femininas, elas dão um ar de sensualidade ao look. Veja abaixo alguns desses modelos. 

Clique aqui e conheça as opções de botas femininas da Quinta Valentina!

Ankle Boot

A ankle boot é um tipo de nota feminina com cano abaixo do tornozelo. Ela pode ser usada em diversas ocasiões, já que são mais refinadas.

Você ainda pode combiná-la com vestidos, para um visual mais moderno, ou com peças românticas, para um look mais feminino.

Open Boot

A open boot se assemelha à ankle boot, porém possui abertura na ponta dos dedos, o que dá um toque de sofisticação e sensualidade ao seu look.

Ela pode ser usada facilmente com peças mais curtas e também no verão, já que a abertura na frente confere maior leveza ao sapato. 

Over Knee

A bota over knee, que significa acima do joelho, é um tipo de bota feminina de muita personalidade e, acima de tudo, sensualidade. 

Ela pode ser usada com diversas peças, como vestidos, saias, calças skinny ou leggings.

Cano alto

A bota de cano alto é diferente da over knee, pois ela não chega a ser acima do joelho. 

Esse é um modelo de bota feminina mais clássico e muito requisitado durante o inverno. Um ótimo truque para alongar a silhueta é usando uma calça da mesma cor da bota. 

Cano baixo

A bota de cano baixo e salto deixa a mulher mais elegante. Ela fica bem tanto com looks mais formais quanto mais casuais.

Você pode combiná-la com peças curtas, como vestidos e saias, para uma produção mais romântica.

4 dicas para escolher a bota feminina perfeita

Depois de todos os modelos citados acima, fica difícil saber qual a bota feminina perfeita para você, não é mesmo?

Para facilitar a sua escolha, listamos 4 dicas para escolher o tipo de bota ideal. Veja abaixo!

  1. As mulheres que possuem pernas mais grossas precisam tomar cuidado para o cano não apertar o tornozelo e a panturrilha. Isso dá a sensação de engrossar ainda mais os membros inferiores.
  2. No ambiente de trabalho é permitido o uso de bota. No entanto, se ele for mais formal, evite usar bota por fora da calça. 
  3. Em ocasiões em que o traje for passeio completo ou social, é melhor evitar o uso de botas.
  4. No verão você pode, sim, usar botas. Só tome cuidado com as de cano longo e escolha um look adequado para as de cano curto, para não encurtar as pernas. 

Como escolher o modelo ideal de acordo com seu estilo

As botas são para todas as mulheres, dos mais diferentes estilos. 

No entanto, na hora de escolher a bota feminina, diante de tantas opções de modelos, pode haver uma certa indecisão. 

Para te ajudar na escolha do calçado mais adequado, separamos algumas dicas de acordo com o seu biotipo e também com o seu estilo. Confira!

Clique aqui e conheça as opções de botas femininas da Quinta Valentina!

Botas e biotipo feminino

O primeiro passo para a escolha da bota feminina ideal é a análise do seu biotipo físico. E isso inclui a altura, se as pernas são mais grossas ou finas, entre outros aspectos da silhueta da mulher.

No caso das mulheres mais altas, as botas de cano longo ou over knee, com saltos mais baixos, são ótimas opções, pois os comprimentos seguem as mesmas proporções de suas estaturas.

Para as mulheres mais baixas, para não dar a impressão de achatamento, o ideal é  apostar em botinhas de cano curto e com salto alto. 

Se levarmos em consideração as pernas finas ou grossas, as mulheres com pernas mais finas podem trazer a proporção ideal optando por botas com salto em bloco e com canos mais largos. 

Por outro lado, as mulheres com pernas mais grossas devem apostar nas botas de cano curto ou no modelo montaria. 

Com tudo o que falamos aqui, lembre-se que o importante é sentir-se bem e confiante. 

Botas e estilo

No que diz respeito sobre bota feminina e o estilo, este também deve ser levado em conta na hora de escolher o modelo ideal.

Sabemos que as botas trazem um charme extra para qualquer produção, além de permitir diferentes combinações.

No entanto, para botas com cano curto, o ideal é apostar em roupas longas. Já para as botas de cano longo, o truque de proporções deve ser aplicado. O recomendado é deixar partes do corpo, em pequenas faixas, à mostra.

Mas isso não significa que você não possa variar de estilo! Aliás, é justamente essa versatilidade que a torna única.

Como alongar a silhueta com a bota?

As mulheres mais baixinhas ou de perna grossa costumam buscar botas que alongam a silhueta.

Nesses casos, indicamos uma bota de cano médio ou uma ankle boot de cano um pouco mais longo.

O ideal é fugir da linha média da panturrilha, evitando a sensação de “dividir” a perna. Sendo assim, caso queira uma bota de cano mais alto, opte por aquelas que ultrapassem essa região, chegando perto dos joelhos. 

E aí, gostou de saber mais sobre os modelos de bota feminina? Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado na sua escolha!

Continue nos acompanhando!