Você está visualizando atualmente Outubro Rosa: a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama

Outubro Rosa: a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina do Brasil.

“A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente”.

Diante desse cenário, surgiram ações focadas na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, como é o caso do Outubro Rosa.

O principal objetivo da campanha é proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico de câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero, contribuindo para a redução da mortalidade.

Segundo o Oncoguia, estudos nacionais e internacionais comprovam que a identificação precoce de um câncer de mama possibilita chance de cura de até 95%. Daí a importância da prevenção e controle dos fatores de risco.

Mas afinal, é possível descobrir a doença mais cedo?

Como já falamos, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil.

Basicamente, há um desenvolvimento anormal das células da mama, que acabam se multiplicando repetidamente até formarem um tumor maligno.

O caroço no seio é o sintoma mais fácil de ser percebido, que pode ou não ser acompanhado por dor. No entanto, nem todo caroço é um câncer de mama. Mas fica aí o alerta para procurar um profissional de saúde!

É possível, sim, descobrir a doença mais cedo, mas para isso toda mulher com 40 anos ou mais deve fazer o exame clínico das mamas com um especialista e também a mamografia, anualmente, mesmo que não apresente sintomas.

Como é feito o exame clínico das mamas?

Este exame pode ser realizado por um médico, através da palpação com os dedos da mão juntos e esticados, em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo.

Feito isso, o profissional ainda deve pressionar suavemente os mamilos, para ver se sai algum líquido.

O que é mamografia?

A mamografia é um exame radiológico que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Ele pode detectar um nódulo, ainda que não seja palpável.

O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver o câncer de mama. Entre eles estão:

  • Histórico familiar: pessoas que tiveram essa doença antes dos 50 anos de idade;
  • Pacientes que já tiveram câncer em uma das mamas ou câncer de ovário;
  • Tabagismo;
  • Uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal) por tempo prolongado;
  • Obesidade;
  • Fumo;
  • Alcoolismo;
  • Mulheres que tiveram início da menstruação em idade muito jovem;
  • Mulher com menopausa tardia.

Sendo assim, as mulheres com maior risco de desenvolver o câncer de mama devem ter cuidados especiais visando a detecção precoce. Isso significa fazer o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano, a partir dos 35 anos de idade.

Como prevenir a doença?

A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é através do autoexame, feito pela própria mulher, apalpando os seios. Esse autocuidado pode e deve ser feito em todas as mulheres a partir dos 20 anos, sempre após a menstruação.

No entanto, é importante ressaltar que esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um médico.

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?

Algumas dicas que podemos dar para não somente prevenir o câncer de mama como outras doenças são: manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos e não fumar!