You are currently viewing Qual o melhor sapato para trabalhar?
Mulher vestindo o melhor sapato para trabalhar.

Qual o melhor sapato para trabalhar?

  • Post category:Monte o seu Look
  • Reading time:8 mins read

Um dos grandes dilemas de toda mulher que trabalha fora de casa é escolher qual o melhor sapato usar na hora de montar um look estiloso, porém ao mesmo tempo confortável.

Isso se agrava ainda mais no caso das mulheres que fazem jornada dupla e contam com pouca ajuda dentro de casa. Segundo dados do IBGE, elas trabalham até 10 horas a mais que os homens, o que torna natural a busca por um sapato que traga conforto o dia todo.

Quer saber qual o melhor sapato para trabalhar e ainda continuar linda e elegante? Então continue a leitura deste post!

7 tipos de sapatos para trabalhar confortável

Existem no mercado, atualmente, diversos tipos de sapatos. Na Quinta Valentina você encontra desde os mais básicos até aqueles cheios de detalhes.

Abaixo listamos os 7 principais tipos de sapatos para trabalhar confortável, para que você consiga escolher o modelo ideal na hora de montar uma produção.

1. Sapato mule

O sapato mule já se tornou um must have pela praticidade, conforto e grande variedade de modelos e combinações possíveis. Ou seja, tudo o que uma mulher procura!

Para as mulheres que trabalham num ambiente mais social, a dica é apostar em modelos com a biqueira fechada. As opções abertas na frente são mais indicadas para locais que permitam looks mais descolados e casuais.

2. Sandália salto bloco

A sandália salto bloco é clássica e também permite diversas combinações. Ela é uma excelente opção para quem não abre mão do salto, mas deseja maior estabilidade e conforto.

Além disso, esse tipo de sapato se adapta bem com todos os looks, desde os despojados, femininos até os minimalistas.

3. Salto anabela

A anabela é uma das melhores opções para trabalhar, pois garante conforto ao mesmo tempo que pode ser usada com looks mais profissionais ou descontraídos.

4. Scarpin

O scarpin é um clássico dos ambientes profissionais corporativos, pois é elegante e combina tanto com um jeans mais básico como com o terninho.

Uma dica para quem busca opções mais confortáveis são os modelos com palmilha comfort, ou ainda aqueles com saltos mais baixos e não tão finos.  

5. Sapato Western

Com design diferenciado, o sapato com salto western é extremamente confortável e garante ainda mais estabilidade do que o salto bloco convencional.

6. Sapatilha

A sapatilha é unanimidade no quesito conforto e praticidade. Esse tipo de sapato costuma ser leve e pode acompanhar a mulher desde o trabalho até uma festa.

7. Tênis

Para as mulheres que trabalham o dia todo em pé ou ainda se movimentam bastante, a melhor opção é o tênis. Versátil, leve e confortável, atualmente, esse tipo de sapato virou sensação e é possível encontrá-lo nos mais diversos modelos. Além do mais, ele deixa o look muito estiloso.

5 problemas causados por usar sapato para trabalhar errado

Você sabia que usar sapato para trabalhar errado pode trazer alguns problemas de saúde? Isso mesmo, além de dor nos pés, a escolha do calçado inadequado causa:

  • Bolhas e calos: esse é um aviso muito importante da necessidade de trocar os sapatos. Apesar de muitas pessoas cobrirem o local com curativos, isso só faz o incômodo aumentar, comprometendo a estética dos pés.
  • Unhas encravadas: o sapato inadequado favorece a incidência de unhas encravadas, que causam dores terríveis. Uma dica para evitar esse problema é, na hora de comprar o calçado, verificar se há espaço entre os dedos.
  • Joanetes: usar sapato para trabalhar errado faz com que os ossos dos pés fiquem deformados, necessitando até mesmo de cirurgia.
  • Artrite: a escolha do calçado errado pode aumentar o risco de artrite nas articulações dos pés.
  • Problemas na coluna e nos joelhos: quando um sapato comprime e causa dor nos pés, a tendência é alterar a postura para equilibrar o peso. E essa reação favorece o surgimento de problemas nessas regiões.

Afinal, como escolher o melhor sapato para trabalhar?

Na hora de escolher o melhor sapato para trabalhar é importante levar em consideração alguns pontos, são eles:

  • A parte da frente do calçado deve ter espaço para que todos os dedos fiquem acomodados confortavelmente. Para isso, o indicado é um espaço de 10 a 12 mm entre o dedo mais longo e a ponta do sapato;
  • A parte de cima do calçado deve ser, preferencialmente, em um material poroso, que permita a passagem do ar, além de flexível e macia;
  • Dê preferência para modelos com amortecimento, para evitar o surgimento de bolhas e infecções;
  • Esqueça os saltos muito altos. Caso seja necessário no seu ambiente profissional, prefira um salto mais baixo, entre 1 e 2,5 cm;
  • Atente-se para a sola do calçado, o ideal é que ela seja antiderrapante.

Dicas para não errar na hora de escolher o modelo ideal

Agora que já falamos bastante sobre o melhor sapato para trabalhar, vamos dar seis dicas para não errar na hora da compra.

  1. Prefira o conforto: o calçado ideal é aquele que permite que você faça todas as atividades do dia a dia sem sentir dor. De modo geral, quem trabalha muito em pé deve escolher aqueles que garantem mais proteção aos seus pés, como os tênis e calçados de salto baixo. Já quem trabalha muito tempo sentado, pode até optar por calçados com salto mais alto, desde que não atrapalhem quando precisar se deslocar de um lugar para outro.
  2. Escolha sapatos diferentes para as suas atividades: um sapato para trabalhar é diferente do sapato de passeio.
  3. Opte por um calçado com ótimo amortecimento: ao escolher esse tipo de sapato você evita os problemas de saúde que já citamos e ainda facilita a adaptação dos seus pés.
  4. Reveze o sapato ao longo da semana: permanecer por muitas horas, vários dias seguidos, com o mesmo calçado é um erro crucial.
  5. Escolha o modelo que atenda às suas necessidades: cada ambiente de trabalho pede um tipo de sapato. Portanto, na hora de escolher o seu calçado, além de levar em conta o conforto, você ainda precisa analisar se ele é ideal.
  6. Prefira os modelos que permitam um livre movimento dos seus dedos: isso porque, ao longo do dia, os pés tendem a ficar mais inchados. Também não caia no mito de que os sapatos alargam com o uso.

Ou seja, um sapato para trabalhar ideal é aquele que alia conforto, estilo, qualidade, durabilidade e não traz problemas para a sua saúde.

Hábitos indispensáveis para quem precisa trabalhar em pé

Trabalhar o dia todo em pé pode ser um verdadeiro desafio de resistência para o corpo. Muitas pessoas sofrem de dores nos pés e nas costas, isso sem falar que a má postura sobrecarrega as articulações do quadril e do joelho.

Um outro ponto relevante é que o acúmulo do sangue nos membros inferiores deixa os pés e pernas inchados, favorecendo o surgimento de varizes.

Se você sofre com isso, veja algumas dicas que separamos!

  1. Sente-se sempre que possível, de preferência de modo em que os pés fiquem levemente elevados, melhorando a circulação sanguínea. Aproveite o horário de almoço e os pequenos intervalos durante o expediente;
  2. Pratique exercícios físicos, como a musculação e a corrida, que ajudam a fortalecer a musculatura e o coração, deixando o corpo preparado para aguentar as longas horas de trabalho em pé;
  3. Faça alongamento antes, durante e após o expediente, pois ajuda a relaxar os músculos e a diminuir a tensão, combatendo as dores nas costas, pescoço e pernas;
  4. Mantenha uma alimentação equilibrada;
  5. Ingira bastante água;
  6. Use sapatos confortáveis. Jamais opte por modelos de salto alto ou de bico fino, que deixam os dedos apertados e podem causar calos desagradáveis;
  7. Mantenha uma boa postura, pois ela reflete a funcionalidade e a forma como os músculos se comportam quando ficamos em posição estática durante a realização de algum movimento corporal;
  8. Use meia de compressão, se possível, pois ela fornece suporte aos músculos e aos vasos sanguíneos, melhorando a circulação de quem fica muito tempo em pé;
  9. Encontre a postura correta ao dormir. Após um dia inteiro em pé, é hora de relaxar. Durante o sono, os músculos descansam e, por isso, é essencial ter um colchão adequado e optar pela posição de dormir de lado com travesseiro entre as pernas para manter o quadril alinhado.

Conclusão

Como vimos, o melhor sapato para trabalhar é aquele em que o pé fica bem acomodado, com espaço confortável entre os dedos e saltinho mais baixo.

No entanto, é preciso tomar bastante cuidado, principalmente se você trabalha o dia todo em pé, para evitar problemas de saúde envolvendo, principalmente, a coluna e os joelhos.

Na Quinta Valentina você encontra diversos tipos de sapato para trabalhar, desde os mais básicos até aqueles com detalhes, como brilho ou estampas variadas.

Acesse o nosso site e confira todas as peças disponíveis!