Você está visualizando atualmente Insatisfação no trabalho: como dar a volta por cima?
Vetor contendo uma mulher com insatisfação no trabalho.

Insatisfação no trabalho: como dar a volta por cima?

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa da Catho realizada em 2020, 90% dos trabalhadores sofrem de insatisfação no trabalho que desempenham?

Isso mesmo! Nove em cada 10 pessoas que estão empregadas não estão felizes com o que fazem.

Seja pela busca por uma melhor condição financeira ou ainda por querer mudar o segmento de atuação, até a melhora da qualidade de vida.

E apesar da vontade de mudar de emprego, muitas são as razões para continuar no trabalho em que já estão.

50% das respostas apontaram muita concorrência como motivo, 29% não ter um currículo competitivo, 20% o receio em perder a estabilidade, 14% o receio em perder os benefícios, e 13,5% o medo de arriscar.

Se você é aquele tipo de pessoa que vive contando os segundos para as férias, talvez seja hora de repensar a carreira. 

Aposte na franquia home based da Quinta Valentina e trabalhe com horários flexíveis, sem precisar investir em um ponto comercial!

Mas afinal, como ser feliz no trabalho?

Não dá para negar que o mercado de trabalho no Brasil é reflexo de um sistema educacional precário. 

Isso porque a maioria das pessoas não tem acesso a oportunidades de ensino e, consequentemente, de trabalho. 

Sendo assim, acabam trabalhando em áreas onde tiveram oportunidades e não por escolha própria. 

Para muitos, fazer o que gosta e trabalhar de acordo com o seu dom, parece um sonho distante. Mas é necessário entender quais são suas habilidades e o que lhe traz satisfação.

Fato é que trabalhar apenas pelo salário resultará em desmotivação. Para ser feliz no trabalho, além de ter uma boa remuneração, você precisa desempenhar atividades prazerosas e ter uma rotina que lhe permita conciliar vida profissional e vida pessoal.

Isso sem falar na oportunidade de crescimento dentro da empresa e o bom clima organizacional.  

Insatisfação no trabalho: Quais os sinais que você está na profissão errada?

É possível saber quando bate a insatisfação no trabalho. Alguns comportamentos são sinais claros de que é hora de mudar de profissão e dar a volta por cima. Veja abaixo quais são eles!

Desânimo e cansaço

Um dos primeiros sintomas que aparecem quando trabalhamos com algo que não nos agrada é o cansaço no final do dia e a preguiça de levantar da cama.

Ou seja, o trabalho se torna um fardo e você se sente esgotado.

Aposte na franquia home based da Quinta Valentina e trabalhe com horários flexíveis, sem precisar investir em um ponto comercial!

Reclamação constante 

Aqueles que estão insatisfeitos no trabalho acabam reclamando de tudo. Isso porque se sentem desanimados para desempenhar as funções que lhe são dadas. 

Aumento do número de faltas

Um outro sintoma de insatisfação no trabalho é o aumento no número de faltas, principalmente com a apresentação de atestados médicos. 

Apesar de ser um direito do trabalhador, quando comprovada a doença, muitas vezes estas ausências são uma medida paliativa para um problema maior. 

Às vezes as próprias doenças, principalmente as psicológicas, como a depressão e a ansiedade, são desencadeadas por esse descontentamento com o emprego.

Problemas financeiros

É comum que as pessoas que não estão felizes com a atividade que exercem acabem gastando muito dinheiro com coisas inúteis, como forma de preencher um vazio existente.

Dificuldade de mudar de emprego

Muitas vezes, pessoas que estão insatisfeitas com seu emprego costumam desenvolver outros problemas, como a dificuldade de mudar de trabalho, por se julgar inferior ao que é esperado pelo mercado.

E assim, apesar de não gostar do que fazem, preferem estar quietos no seu canto.

Por isso é muito importante que você analise se tem algum destes sintomas citados acima. Caso se identifique, talvez mudar de emprego seja o mais indicado!

Como dar a volta por cima?

Acredite: nunca é tarde para realizarmos os nossos sonhos. 

Se você está infeliz no emprego e deseja mudar de carreira, separamos algumas dicas para conseguir dar a volta por cima e encontrar algo que goste.

Aposte na franquia home based da Quinta Valentina e trabalhe com horários flexíveis, sem precisar investir em um ponto comercial!

  1. Pesquise sobre a área que se identifica: procure entender mais sobre a área que pretende ingressar e qual o perfil do profissional que se dedica a ela;
  2. Planejamento: faça um planejamento financeiro para conseguir realizar a transição de carreira gradualmente, com metas e objetivos a serem alcançados;
  3. Aposte no networking: faça contatos com as pessoas desse novo ramo de trabalho. O LinkedIn é uma ótima maneira de encontrar estes profissionais, além dos cursos que possibilitam que você conheça novos colegas; 
  4. Reconheça suas fragilidades: não é tão simples mudar de área, você terá que aprender muita coisa; 
  5. Tenha coragem: não se vitimize quando as dificuldades surgirem. Lembre-se que a mudança depende de você. 
  6. Aposte em uma franquia: se você quer ser dono do seu próprio negócio e trabalhar com horários flexíveis, a melhor opção pode ser uma franquia. 

Franquia home office Quinta Valentina pode ser a solução para a sua insatisfação no trabalho

Se você está insatisfeito no trabalho e deseja dar a volta por cima e se tornar dono do seu próprio negócio, o melhor caminho é o empreendedorismo, ou seja, o investimento em uma franquia home office.

Esse modelo de negócio permite que qualquer pessoa possa se realizar profissional e pessoalmente de maneira rápida e com baixo investimento. 

A Quinta Valentina é muito mais do que uma franquia de sapatos. Ela nasceu inspirada pelo desejo de combinar a paixão pelo empreendedorismo às questões do universo feminino. 

Estamos presente em diversos estados do país e o nosso objetivo é oferecer a melhor experiência de compra possível para a cliente final, por meio das nossas franqueadas. 

É por isso que incentivamos o relacionamento de qualidade com o consumidor final, além de estimularmos o desenvolvimento pessoal das franqueadas, através da disponibilização de materiais de apoio, a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e próspera.

Estamos focados não apenas em vender os nossos produtos, mas criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados com a questão social, apoiando o caminho das mulheres e ampliando o discurso e o engajamento a temas como: capacitação financeira, autovalorização e proteção contra relações abusivas. 

Temos orgulho de dizer que todas as franqueadas são mulheres que se colocaram no mercado de trabalho e não esperaram para ir à luta. Deram a volta por cima e hoje se encontram em uma posição de destaque.

O nosso modelo de negócio é de baixo investimento e com operação simplificada. Com isso, não prevemos loja física e as nossas franqueadas procuram entender o que a cliente precisa e enviam os produtos até a sua casa ou trabalho. 

Outra possibilidade é investir na Franquia Quinta Valentina Digital. Este é o recurso que fará você vender usando a Loja Virtual da QV. Ou seja, sempre que uma venda é realizada usando esse link, a franqueada recebe uma comissão pré-determinada.