Você está visualizando atualmente Síndrome da Impostora: como aumentar a confiança nos negócios?
Mulher empresária com expressão de preocupação

Síndrome da Impostora: como aumentar a confiança nos negócios?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Você já ouviu falar na Síndrome da Impostora?

Vamos a um exemplo prático. Você não confia nas suas competências e no seu sucesso nos negócios? 

Caso a sua resposta seja sim, então você pode estar sofrendo de Síndrome da Impostora, o que pode atrapalhar o seu desempenho profissional.

Para entender como este problema surge, quais os principais sinais e como ficar livre dele, continue a leitura do post de hoje. Descubra algumas estratégias para ser mais confiante!

O que é a Síndrome da Impostora?

A Síndrome da Impostora é um problema que afeta principalmente as mulheres e é caracterizado pela falta de confiança nos negócios, ou seja, o medo de colocar em prática as suas ideias, mesmo tendo conhecimento para agir. 

Segundo uma pesquisa feita pela KPMG, a “Acelerando o futuro das mulheres nos negócios”, 56% das executivas entrevistadas, que ocupam cargos de liderança, temem que as pessoas ao redor não acreditem que elas são tão capazes quanto o esperado.

Ainda de acordo com esse estudo, 57% das mulheres disseram que experimentaram a síndrome da impostora quando assumiram um novo papel de liderança e outras 47% relataram que sofrem com o problema devido ao fato de que nunca esperaram atingir o nível de sucesso que alcançaram.

Procura uma franquia de baixo custo para investir e se tornar dona do próprio negócio? Então conheça mais sobre a Quinta Valentina!

Quais os principais sintomas da Síndrome da Impostora?

Muitos são os sintomas que indicam que uma pessoa sofre da Síndrome da Impostora. Abaixo listamos os principais deles. Confira!

  • As vítimas nunca se sentem capazes de obter sucesso profissional;
  • As mulheres não se julgam merecedoras dos elogios recebidos e de suas conquistas;
  • Elas não creditam seu sucesso à sua capacidade, inteligência ou habilidade;
  • Necessidade reavaliar seu trabalho constantemente;
  • Possuem um discurso depreciativo e evitam situações que as coloquem como o centro das atenções;
  • Sensação constante de que em algum momento será taxada como uma fraude ou uma farsa;
  • Vivem em alerta, aguardando o dia em que os outros vão descobrir que ela não é capaz;
  • Vivem constantemente acreditando que não darão conta das suas responsabilidades. 

Procura uma franquia de baixo custo para investir e se tornar dona do próprio negócio? Então conheça mais sobre a Quinta Valentina!

11 estratégias para se livrar da Síndrome da Impostora

Se você se identificou com os sinais listados acima, então é hora de tomar uma atitude e seguir algumas dicas para se livrar da Síndrome da Impostora.

Entre as principais estratégias para ser mais confiante estão:

  1. Aposte na escrita: o ato de escrever acaba ajudando a organizar os pensamentos. Quando perceber que algo não está bem, coloque no papel e entenda se faz sentido ou se é algo da sua cabeça. 
  2. Converse com outras empreendedoras: é muito bom poder trocar experiências com pessoas de confiança ou que têm afinidade.
  3. Deixe de lado o perfeccionismo: as mulheres não precisam dar conta de tudo (trabalho, casa e filhos) e está tudo bem. Esqueça essa mania de perfeição, pois ela nos impede de agir. Todos podem falhar e não se cobre por isso.
  4. Dedique-se ao autoconhecimento: analise a sua história de vida, os seus valores e observe como você foi forjada na infância, para conseguir entender quem você é hoje. O autoconhecimento nos ajuda a vencer desafios com mais confiança. 
  5. Lembre-se dos feedbacks positivos: quando não estiver bem, relembre os elogios que já recebeu. 
  6. Procure um terapeuta: algumas coisas somente são resolvidas através da terapia e esse olhar para dentro pode ser muito benéfico para a vida como um todo.
  7. Evite se comparar com as outras pessoas: você não sabe o que elas passam, talvez tenham as mesmas inseguranças e passem pelos mesmos desafios. 
  8. Comemore suas vitórias: muitas vezes a gente espera tanto por algo que, quando chega, esquecemos de celebrar. Portanto, não deixe passar em branco as suas conquistas.
  9. Não tenha medo de começar: não deixe os seus projetos na gaveta, coloque-os em prática.
  10. Aceite suas imperfeições: ninguém é 100% qualificado, sempre há o que melhorar. 
  11. Pratique a empatia: coloque-se no lugar do outro e imagine o que você diria a essa pessoa que se sente insegura. Com certeza você enxergaria suas qualidades.

Como vimos no texto de hoje, o medo, a falta de confiança e a sensação de fraude são os principais sinais de que uma mulher sofre da Síndrome da Impostora. 

Não se deixe levar pelo sentimento de ser incapaz de alcançar o sucesso profissional. Você pode se realizar nos negócios por meio do empenho e de sua competência, basta acreditar!

Se você procura uma franquia de baixo custo para investir e se tornar dona do próprio negócio, então conheça mais sobre a Quinta Valentina. Franquia home office de sapatos e bolsas com a melhor experiência de compra possível.

Ainda não leu nossas outras matérias? Clique aqui