Você está visualizando atualmente Idade certa para empreender, existe?
Foto de uma mulher na idade certa para empreender.

Idade certa para empreender, existe?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Não importa onde você esteja, se no auge de uma carreira construída ao longo de anos ou então começando a faculdade. Fato é que não existe idade certa para empreender!

Nunca é cedo ou tarde demais para se dedicar ao sonho de ser dono do seu próprio negócio e trabalhar com o que se ama.

Obviamente que muitos questionamentos passam pela mente de quem deseja empreender, como: Será que estou pronto para abrir uma empresa? E a resposta é: não existe nada definitivo. 

Mesmo porque, abrir um negócio não é uma ciência exata e sempre há muito que pensar para chegar a uma conclusão.

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Kauffman, uma das mais respeitadas do mundo quando o assunto é empreendedorismo, a idade média dos fundadores de empresas bem sucedidas é 39 anos.

Se esse questionamento de qual o momento certo para empreender anda martelando na sua cabeça, vamos te ajudar nessa empolgante aventura que é decidir ser dono do próprio negócio.

Sinais de que você pode ser um empreendedor de sucesso

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a querer empreender. Abaixo listamos alguns sinais de que você está pronto para abrir um negócio.

Que tal ser uma franqueada Quinta Valentina, um modelo de negócio de baixo investimento e operação simplificada? Acesse o nosso site e preencha o formulário!

Você precisa e quer ganhar mais dinheiro

Ter uma renda extra ou aumentar a que já tem é um dos principais motivos de quem decide empreender. Ou seja, o futuro empresário deseja abrir uma empresa como uma forma de ter o seu lucro próprio.

Você deseja transformar a sua realidade

Existem pessoas que desejam mudar de vida ou ainda causar um impacto positivo na vida dos outros indivíduos. E isso é possível a partir do empreendedorismo, em que é possível oferecer soluções inovadoras para problemas comuns do dia a dia para o seu público alvo.

Você quer realizar um sonho

O sonho de ter o próprio negócio é o que faz com que as pessoas resolvam empreender. E esse desejo pode ser motivado pelo simples fato de fazer aquilo que gosta ou se tornar chefe de si mesmo. 

Você vai se aposentar e não quer parar de trabalhar

Na maioria das vezes, os empreendedores aposentados formam um grupo de pessoas que têm experiência, disposição e credibilidade e que já desenvolveram competências diversificadas. Se você se encaixa nesse perfil, com o tempo livre da rotina da aposentadoria, pode concretizar o sonho de ter o próprio negócio.

Você quer mudar de vida

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas encaram um emprego fixo como algo entediante, apesar da estabilidade.

E pensando assim, a vida de um empresário é para lá de corrida, com mil problemas para resolver e dia a dia agitado.

Se você se sente atraído por esse cotidiano repleto de atividades, então empreender pode ser a sua praia. 

Vantagens do empreendedor jovem: Idade certa para empreender

Consideramos como um jovem empreendedor aqueles que possuem até 30 anos de idade. 

O lado positivo de começar cedo é que, geralmente, uma pessoa mais nova pode dedicar mais tempo e energia ao novo negócio, já que ainda não tem uma família para cuidar e, muitas vezes, podem abrir mão mais facilmente de um trabalho de carteira assinada.

Um outro ponto favorável é o contato com as novas tecnologias desde cedo, além da predisposição a ousar mais nas ideias. 

Atualmente, o Brasil conta com mais de 11 milhões de empreendedores registrados no Microempreendedor Individual (MEI) e este número não para de crescer, especialmente entre os jovens. 

Segundo um levantamento do Sebrae, 22,2% dos empreendedores possuem entre 18 e 24 anos.

Que tal ser uma franqueada Quinta Valentina, um modelo de negócio de baixo investimento e operação simplificada? Acesse o nosso site e preencha o formulário!

Podemos destacar como as principais vantagens de empreender até os 30 anos:

  • Possibilidade de ganhar dinheiro a partir de uma ideia original, com algo que você mesmo criou;
  • Receber remuneração por um negócio que você abriu;
  • Ser o seu próprio chefe;
  • Ter autonomia de sua carreira e definir quais os melhores caminhos a seguir;
  • Trabalhar com o que ama e o motiva;
  • Criar oportunidades de emprego e inspirar outras pessoas;
  • Desenvolver maturidade com os desafios diários e obstáculos;
  • Provar que é capaz;
  • Proporcionar uma vida melhor para sua família.

Vantagens de ser um empreendedor aos 30 anos: Idade certa para empreender

Se por um lado, aos 20 anos, o empreendedor tem como vantagem estar integrado às inovações tecnológicas, aos 30 anos, ele tem como vantagem a vontade de se realizar pessoal e profissionalmente, com base na sua experiência.

Apesar de nesse momento o empreendedor ter mais obrigações e responsabilidades, ele também tem uma determinação enorme para conquistar os seus objetivos. 

De modo geral, o perfil desse profissional é aquele que tem vontade de realizar seu sonho de ser dono do próprio negócio e fazer aquilo que realmente gosta.

Vantagens de empreender acima dos 40 anos: Idade certa para empreender

Quem foi que disse que precisa ser jovem para empreender? Apesar de a maioria começar cedo, de acordo com uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology Sloan School of Management, grande parte dos empreendedores de sucesso está em torno dos 45 anos.

Isso acontece porque ao empreender na fase mais madura, a pessoa possui mais experiência e prática, enquanto os jovens possuem mais tempo, podendo se arriscar mais.

Não podemos esquecer que com a idade vêm muitas vantagens para aqueles que desejam empreender. Alguns aspectos positivos de abrir o próprio negócio acima dos 40 anos são:

  • Experiência para tomar as melhores decisões e de relacionamento interpessoal;
  • Contatos que podem se tornar futuros clientes ou ainda fornecedores;
  • Já ter encontrado a sua verdadeira vocação e então estar interessado em construir um negócio em torno dela;
  • Estabilidade financeira para iniciar um negócio próprio;
  • Habilidades gerenciais, networking, gestão e trabalho em equipe, que são úteis para executar o seu próprio negócio.

Conclusão

Como você pode perceber, a decisão de empreender nada tem a ver com a sua idade ou fase da vida. Ela depende única e exclusivamente da sua vontade de ser dono do próprio negócio e fazer com que ele seja um sucesso.

É preciso coragem para sair da sua zona de conforto e entrar no mundo audacioso do empreendedorismo.

Se você está pensando em empreender, tenha em mente essa frase de um investidor anjo do Vale do Silício, Ron Conway: “Qualquer momento é um bom momento para começar uma empresa”.