Você está visualizando atualmente Novo normal: como lidar com os encontros presenciais

Novo normal: como lidar com os encontros presenciais

Em todo o país, escolas, bares, restaurantes e shoppings, ou seja, todo o comércio está se preparando para a retomada de suas atividades presenciais.

No entanto, ainda é necessário seguir os decretos e medidas de cada estado. Muitas normas de saúde, higiene e segurança precisaram ser adaptadas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e, agora, este novo normal começa a fazer parte do nosso dia a dia.

Neste texto, vamos compreender melhor como o comércio está se organizando para lidar com o novo normal e os encontros presenciais. Continue a leitura!

O que é o novo normal?

Podemos dizer que o novo normal é um cenário de grandes transformações, ou seja, uma readequação de hábitos para lidarmos com novas situações e procedimentos nunca adotados antes. Tudo por conta da Covid-19.

Na verdade, o novo normal é a proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência.

No caso da pandemia, que ainda estamos enfrentando, a população foi obrigada a usar máscara, manter uma certa distância e abusar do álcool em gel. Tudo isso como uma forma de segurança e prevenção da doença.

Como se preparar para a retomada de encontros presenciais no novo normal?

Depois de quase 600 dias, os estabelecimentos comerciais se preparam para a retomada dos encontros presenciais.

Em alguns estados, até mesmo eventos que antes estavam proibidos, como shows com plateia em pé e público nos estádios de futebol, já foram liberados.

Em São Paulo, por exemplo, a retomada desses eventos a partir de 01 de novembro acontece no momento em que o estado superou a marca de 70 milhões de doses aplicadas de vacinas contra Covid-19. Ou seja, quase 90% da população adulta já está vacinada com a segunda dose das vacinas contra a doença.

No entanto, é preciso que esses locais estejam preparados para receber a população, bem como é importante que todos estejam atentos. Confira abaixo alguns pontos de atenção para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Sanitização dos ambientes

É fundamental que os espaços públicos se atentem para a desinfecção de locais, superfícies, equipamentos e objetos pessoais. Tudo para prevenir contra o novo coronavírus.

Distanciamento social

Em qualquer lugar que você vá, o ideal é reduzir ao máximo a aproximação e o contato físico com outras pessoas.

Comunicação

Os estabelecimentos comerciais precisam se atentar à comunicação com o público em geral.

Além de sinalizar os ambientes sobre o distanciamento mínimo recomendado, eles devem informar sobre as medidas de higiene e segurança que estão sendo adotadas internamente.

Higiene pessoal

Cabe a cada um respeitar os protocolos sanitários e cuidar para que não haja nenhuma contaminação dentro dos estabelecimentos. Aqui incluímos o uso de máscara e álcool em gel.

Monitoramento

Todos os estabelecimentos precisam garantir que a regulamentação seja seguida e corrigir os frequentadores sempre que necessário.

Passaporte da vacina

Além do uso obrigatório de máscara e o respeito aos protocolos de higiene, é importante ressaltar que a liberação de entrada em alguns estabelecimentos só está autorizada mediante apresentação do passaporte da vacina, que comprove, pelo menos, o acesso à primeira dose.

Como obter o passaporte da vacina?

Para a população do estado de São Paulo, é possível baixar o QR Code do passaporte da vacina no aplicativo E-saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.

Para isso, é necessário fazer um cadastro com dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone.

Caso você não tenha acesso ao aplicativo, basta apresentar o comprovante físico que é entregue no momento da imunização.

Uma outra maneira de obter o comprovante de vacinação em formato digital é por meio do aplicativo do Poupatempo Digital.

Cada estado do Brasil está flexibilizando as regras de convivência à sua maneira. Se você não reside no estado de São Paulo, procure conhecer as regras do seu estado e saber como ter acesso ao seu passaporte de vacinação. Não deixe de seguir as nossas dicas para sair de casa com segurança e se manter longe da Covid-19!

Listamos também algumas dicas que consideramos fundamentais para driblar a crise. Veja abaixo quais são elas!