Você já ouviu falar na Síndrome da Impostora?
Vamos a um exemplo prático. Você não confia nas suas competências e no seu sucesso nos negócios?
Caso a sua resposta seja sim, então você pode estar sofrendo de Síndrome da Impostora, o que pode atrapalhar o seu desempenho profissional.
Para entender como este problema surge, quais os principais sinais e como ficar livre dele, continue a leitura do post de hoje. Descubra algumas estratégias para ser mais confiante!
O que é a Síndrome da Impostora?
A Síndrome da Impostora é um problema que afeta principalmente as mulheres e é caracterizado pela falta de confiança nos negócios, ou seja, o medo de colocar em prática as suas ideias, mesmo tendo conhecimento para agir.
Segundo uma pesquisa feita pela KPMG, a “Acelerando o futuro das mulheres nos negócios”, 56% das executivas entrevistadas, que ocupam cargos de liderança, temem que as pessoas ao redor não acreditem que elas são tão capazes quanto o esperado.
Ainda de acordo com esse estudo, 57% das mulheres disseram que experimentaram a síndrome da impostora quando assumiram um novo papel de liderança e outras 47% relataram que sofrem com o problema devido ao fato de que nunca esperaram atingir o nível de sucesso que alcançaram.
Procura uma franquia de baixo custo para investir e se tornar dona do próprio negócio? Então conheça mais sobre a Quinta Valentina!
Quais os principais sintomas da Síndrome da Impostora?
Muitos são os sintomas que indicam que uma pessoa sofre da Síndrome da Impostora. Abaixo listamos os principais deles. Confira!
- As vítimas nunca se sentem capazes de obter sucesso profissional;
- As mulheres não se julgam merecedoras dos elogios recebidos e de suas conquistas;
- Elas não creditam seu sucesso à sua capacidade, inteligência ou habilidade;
- Necessidade reavaliar seu trabalho constantemente;
- Possuem um discurso depreciativo e evitam situações que as coloquem como o centro das atenções;
- Sensação constante de que em algum momento será taxada como uma fraude ou uma farsa;
- Vivem em alerta, aguardando o dia em que os outros vão descobrir que ela não é capaz;
- Vivem constantemente acreditando que não darão conta das suas responsabilidades.
Procura uma franquia de baixo custo para investir e se tornar dona do próprio negócio? Então conheça mais sobre a Quinta Valentina!
11 estratégias para se livrar da Síndrome da Impostora
Se você se identificou com os sinais listados acima, então é hora de tomar uma atitude e seguir algumas dicas para se livrar da Síndrome da Impostora.
Entre as principais estratégias para ser mais confiante estão:
- Aposte na escrita: o ato de escrever acaba ajudando a organizar os pensamentos. Quando perceber que algo não está bem, coloque no papel e entenda se faz sentido ou se é algo da sua cabeça.
- Converse com outras empreendedoras: é muito bom poder trocar experiências com pessoas de confiança ou que têm afinidade.
- Deixe de lado o perfeccionismo: as mulheres não precisam dar conta de tudo (trabalho, casa e filhos) e está tudo bem. Esqueça essa mania de perfeição, pois ela nos impede de agir. Todos podem falhar e não se cobre por isso.
- Dedique-se ao autoconhecimento: analise a sua história de vida, os seus valores e observe como você foi forjada na infância, para conseguir entender quem você é hoje. O autoconhecimento nos ajuda a vencer desafios com mais confiança.
- Lembre-se dos feedbacks positivos: quando não estiver bem, relembre os elogios que já recebeu.
- Procure um terapeuta: algumas coisas somente são resolvidas através da terapia e esse olhar para dentro pode ser muito benéfico para a vida como um todo.
- Evite se comparar com as outras pessoas: você não sabe o que elas passam, talvez tenham as mesmas inseguranças e passem pelos mesmos desafios.
- Comemore suas vitórias: muitas vezes a gente espera tanto por algo que, quando chega, esquecemos de celebrar. Portanto, não deixe passar em branco as suas conquistas.
- Não tenha medo de começar: não deixe os seus projetos na gaveta, coloque-os em prática.
- Aceite suas imperfeições: ninguém é 100% qualificado, sempre há o que melhorar.
- Pratique a empatia: coloque-se no lugar do outro e imagine o que você diria a essa pessoa que se sente insegura. Com certeza você enxergaria suas qualidades.
Como vimos no texto de hoje, o medo, a falta de confiança e a sensação de fraude são os principais sinais de que uma mulher sofre da Síndrome da Impostora.
Não se deixe levar pelo sentimento de ser incapaz de alcançar o sucesso profissional. Você pode se realizar nos negócios por meio do empenho e de sua competência, basta acreditar!
Se você procura uma franquia de baixo custo para investir e se tornar dona do próprio negócio, então conheça mais sobre a Quinta Valentina. Franquia home office de sapatos e bolsas com a melhor experiência de compra possível.
Ainda não leu nossas outras matérias? Clique aqui